SAAE de São Lourenço recebe visita técnica do município de Baependi

A visita foi realizada na sede administrativo e na Estação de Tratamento de Água/Foto: Ascom/ SAAE

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Lourenço recebeu a visita do município de Baependi em suas instalações nesta quarta-feira, 17. O objetivo foi conhecer as instalações e o funcionamento administrativo e operacional da autarquia, uma vez que no município o abastecimento e distribuição da água tratada é realizado pela Copasa.

O diretor-presidente, Hemerson Jader Cunha, representou o prefeito de São Lourenço, Walter Lessa, na recepção do prefeito de Baependi, Douglas Staduto Souza, o Douglas da Caixa, para apresentar a autarquia municipal. Além de conhecer a história do SAAE, a equipe de Baependi conheceu a estrutura administrativa e operacional da autarquia. Ainda foram até a  Estação de Tratamento de Água (ETA), onde conheceram o tratamento, os laboratórios de físico-quimica, microbiologia e os almoxarifados.

A Copasa, que é uma empresa Estadual de saneamento, é a operadora do sistema de água da cidade vizinha. O contrato entre a estatal e o município está findado desde 2013 e a atual gestão de Baependi busca soluções. O prefeito vai avaliar a possibilidade de dar continuidade aos serviços da estatal ou criar um SAAE no município.

Para uma possível criação de um SAAE local, o prefeito Douglas da Caixa elegeu a autarquia de São Lourenço para ser referência de Baependi. “Escolhemos São Lourenço pela referência que tivemos. Ficamos sabendo que a autarquia é muito bem organizada e para nós organizarmos nossa captação e tratamento de água, nada como ter uma boa referência”, disse o prefeito.

“Nossa visita aqui está superando as expectativas. Estou impressionado com a organização, com a interação do pessoal e a capacidade de desenvolver junto à comunidade os serviços. É dessa forma que queremos fazer na cidade”, complementou Douglas.

O diretor-presidente do SAAE destacou que a autarquia é parceira dos demais SAAEs da região. “Desenvolvemos um trabalho ao longo dos anos que mantém, atualmente, o sistema de abastecimento de São Lourenço equilibrado e trabalhamos em parceria com os outros SAAEs das cidades vizinhas e Baependi poderá contar conosco”, afirmou o presidente.

Visitas técnicas

Esta foi a segunda visita técnica que o SAAE recebeu este ano. A primeira foi realizada pelo SAAE de Lambari, onde técnicos e gestor da autarquia da cidade vizinha vieram conhecer os sistemas de boosters, que são equipamentos nas redes de abastecimento de água que tem por objetivo fazer a elevação e pressurização constante da água. A visita teve como finalidade a implantação de sistema semelhante na cidade vizinha para resolver problemas pontuais de falta de água.

Mais investimentos

Desde o começo do ano o SAAE, por iniciativa do prefeito Walter Lessa, iniciou investimentos na ampliação do sistema de abastecimento para que possa acompanhar o crescimento gradual da cidade sem o risco de falta de água para a população nos próximos anos.

Uma das iniciativas é colocar em funcionamento o reservatório dos Jardins das Acácias, capaz de atender uma população de 24 mil habitantes após a incorporação da estrutura ao sistema de abastecimento.

Com as obras concluídas desde 2017, para colocar o reservatório Jardim das Acácias em operação, foram iniciadas as obras de uma estação elevatória, que terá um investimento na ordem de R$ 2 milhões com recursos financeiros e mão de obras próprias. A elevatória será composta de poço de sucção (onde a água é armazenada para o bombeamento), casa de bombas e sala de painéis elétricos.

Após o inicio da operação do Jardim das Acácias, ainda está planejado a construção de um reservatório de 3 milhões de litros, que será instalado no alto do Bairro Lagoa Seca.

O prefeito ainda iniciou, juntamente com o SAAE, as tratativas com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por meio do presidente Coronel Giovanne Gomes da Silva, para retomar os convênios e concluir as obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que estão com as obras paralisadas desde 2016. A primeira reunião contou com o intermédio do deputado Bráulio Braz.