Conheça um pouco da história do SAAE!

A Fundação SESP, hoje Fundação Nacional de Saúde, órgão do Ministério da Saúde, administrou o SAAE desde sua criação, em 15/10/1979 até o mês de agosto de 1999. De setembro em diante, devido ao rompimento do Convênio de Administração pela Fundação Nacional de Saúde a Autarquia passou a ter seu Diretor Presidente nomeado pelo Chefe do Poder Executivo.

Atualmente o SAAE é administrado por uma diretoria constituída através da Lei Complementar Municipal 005 de 21/07/2014.

Paralelo às suas atividades fins, quais sejam a captação, tratamento e distribuição de água a coleta, tratamento e destino final dos esgotos sanitários, a drenagem e manejo de águas pluviais e a limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, o SAAE vem prestando relevantes serviços à comunidade, preocupando-se com a saúde da população, fluoretando a água distribuída e dando apoio às autoridades constituídas em defesa do meio-ambiente.

HOJE

Com uma estrutura enxuta e dinâmica, o SAAE vem conseguindo, nestes anos de existência em São Lourenço, galgar uma posição de destaque como órgão público responsável pelos serviços essenciais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais urbanas de acordo com as normas sanitárias vigentes, assegurando, assim, o desenvolvimento socioeconômico da cidade de São Lourenço.

A Organização Mundial da Saúde estima que 80% das doenças dos países em desenvolvimento são causadas pela água sem tratamento adequado. A missão do SAAE é cuidar da saúde da população, levando água tratada, coletando o esgoto sanitário, fazendo a drenagem das águas pluviais e promovendo a limpeza urbana e o manejo dos resíduos sólidos, evitando a contaminação dos mananciais e a proliferação de doenças.

A água distribuída pelo SAAE é captada do Rio Verde (local denominado Sonda), passando por um rígido processo de tratamento e controle sanitário antes de chegar às residências. Este tratamento é feito com ajuda de tecnologia que o SAAE faz questão de utilizar para zelar pela saúde de toda a comunidade servida.

AMANHÃ

Presente no ranking dos melhores índices de saneamento do país, o SAAE de São Lourenço continuará oferecendo um serviço de qualidade para seus usuários. Para isso investe pesado na melhoria e ampliação dos sistemas de produção e distribuição de água, nos sistemas de coleta e tratamento de esgotos na limpeza pública e no manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

Assim, o SAAE reafirma seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população, e o resultado será novas conquistas sociais, como a recuperação da qualidade da água de retorno ao Rio Verde, fim do mal cheiro nos córregos que atravessam a cidade, a redução dos índices de doenças causadas pela falta de saneamento, melhoria da saúde da comunidade e das condições ambientais do município, entre outros benefícios.

SAAE, Sinônimo de qualidade de vida e desenvolvimento!

Acessibilidade