Água

A partir de Junho de 2009, através de convênio firmado com a prefeitura municipal, o SAAE assumiu a manutenção do Sistema de águas Pluviais, também conhecido como Drenagem Urbana. Dessa forma os problemas relacionados ao mesmo devem ser resolvidos diretamente no atendimento da Autarquia seja pessoalmente em nosso atendimento ou por telefone através do número 115.

Na oportunidade esclarecemos que é proibido, pelo regulamento do SAAE, a canalização de águas pluviais para as redes de esgoto sanitário e vice versa. As redes de esgoto sanitário foram dimensionadas para receber apenas as águas servidas (Esgoto Sanitário) ou - 80% da água consumida pelo imóvel.

Quando você lança as águas de chuva na canalização de esgoto, gera uma série de problemas como: retorno de esgoto nos imóveis, rompimento e entupimento das redes coletoras e extravasamentos nos poços de visita, retirando-lhes a tampa.

Isso provoca acidentes, contamina as ruas e trazem prejuízos a toda comunidade.

As águas de chuvas são águas limpas, portanto devem ser lançadas nas sarjetas, de onde escoarão para as galerias de águas pluviais e delas para os rios.

Faça sua parte. Não canalize águas de chuvas para as redes de esgoto. Se a água de chuva do seu imóvel está ligada no esgoto, retire-a.

O SAAE quer lhe prestar um serviço eficiente e eficaz, mas para isso precisa de sua colaboração.

Esgoto

As águas das chuvas, após passarem pelos telhados, ruas e jardins, etc., transformam-se em esgoto pluvial.

Em Julho de 2009, através de convênio com a Prefeitura Municipal, o SAAE de São Lourenço assumiu a administração deste serviço que, até então era de responsabilidade da Prefeitura Municipal.

Em Julho de 2011, através do Decreto n. 4.220 foi criado definitivamente na estrutura da Autarquia um Departamento encarregado de cuidar de Drenagem Urbana.

Enquanto não se realiza concurso público para contratação de pessoal para o recém criado departamento, o mesmo continua sendo operado com pessoal cedido pela prefeitura e administrado pelos técnicos do SAAE.

Acessibilidade