O que é consumo mínimo?

É o volume mínimo de água expresso em m³ (metros cúbicos), que determina para cada categoria de uso o valor da conta mínima a ser faturada por mês, por ligação ou economia.

O que é economia?

É imóvel ou subdivisão de imóvel, perfeitamente identificável para efeito de cadastro comercial, caracterizada como unidade autônoma de consumo, atendida por ramal predial próprio ou compartilhado com outras economias. Classifica-se em economias das categorias Domiciliar (A e A1) / Comercial (B e B1) / Industrial/ Pública.

Somos em mais de uma família na minha casa, posso aumentar meu mínimo?

O volume mínimo é para o imóvel / economia, e não para o número de pessoas.

Meu imóvel está fechado. Como faço para não pagar o mínimo?

Comparecer ao Atendimento Presencial do SAAE, munido dos documentos de propriedade do imóvel, RG e CPF, quitar qualquer conta pendente, e solicitar o desligamento provisório.

Minha conta está atrasada, onde posso pagá-la?

1) Nos autoatendimentos dos Caixas Eletrônicos e Aplicativos dos Bancos: BRASIL, BRADESCO, CAIXA, ITAÚ e CASAS LOTÉRICAS.

2) Presencialmente nos Postos Autorizados: Correspondentes bancários (Casas Bahia, Agências dos Correios, dentre outros). Nas agências da CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, em seus estabelecimentos correspondentes e nas CASAS LOTÉRICAS de todo o país.

3) Débito Automático: As contas de água poderão ser pagas por Débito Automático nos seguintes Bancos: BRASIL, BRADESCO, CAIXA e ITAÚ.

Informamos também que o SAAE está em fase de credenciamento de novos postos de recebimento para melhor atendê-los.

Todas as contas estão pagas, mas tenho recebido a mensagem de sujeito a corte. O que faço?

Entre no site e verifique qual conta está pendente. Procure pelo mês de referência. Caso você realmente tenha pago, favor apresentar a conta e comprovante no Atendimento Presencial do SAAE para providenciarmos a baixa contábil. Lembre-se, em caso de débito automático, deverá apresentar o extrato bancário com a conta de água.

Meu hidrômetro não para de girar, o que faço?

Faça a leitura/teste corretamente e ligue para o SAAE: (35)3332-3600 opção 01 ou 115 informando os números anotados, será emitido uma ordem de serviço para verificação no local.

Minha conta aumentou muito, principalmente a tarifa de esgoto. Por que?

Quando o consumo aumenta, consequentemente a tarifa de esgoto aumenta também. Faça a leitura/teste corretamente e ligue para o SAAE: (35)3332-3600 opção 01 ou 115 informando os números anotados.

Minha leitura está menor que a da minha conta, o que faço?

Faça a leitura, anote no verso da conta de água e leve-a ao Atendimento Presencial do SAAE ou entre em contato : (35)3332-3600 opção 01 ou 115.

Quero alterar o nome de cliente/usuário na minha conta de água. O que faço?

Em caso de residência, compareça no Atendimento Presencial do SAAE, munido do documento de propriedade do imóvel , RG e CPF. Se for comércio ou indústria, documento de propriedade do imóvel , contrato social e CNPJ.

O que é documento de propriedade?

É o documento que prova que você é dono do imóvel. Pode ser:

- IPTU do ano corrente ou

- Matrícula do imóvel atualizada

- Escritura do imóvel

- Contrato de compra e venda com firma reconhecida

Posso parcelar meus débitos?

Pode, sim. Apresente um dos documentos de propriedade, além de RG e CPF, no Atendimento Presencial do SAAE. Será parcelado conforme artigo 86 do Decreto Nº 5.971/2016.

Minha ligação foi cortada, o que faço?

Compareça ao Atendimento Presencial para regularização ou parcelamento dos débitos.

Qual o horário de funcionamento do SAAE?

Atendimento Presencial: das 8:00 às 17:30 de segunda a sexta-feira (Sede Administrativa na Rua Senador Soares dos Santos, 51 –Nossa Senhora de Fatima).

Atendimento Telefônico: 24 horas, sendo das 8:00 às 17:30 na Sede Administrativa e posteriormente no sistema de Plantão: 115 (emergências).

O SAAE possui ouvidoria?

Não. Mas qualquer reclamação pode ser registrada no Atendimento do SAAE.