Servidores são capacitados para operar sistema de automação do abastecimento de água

O treinamento vai permitir os servidores operarem sistema de abastecimento/Foto: Ascom/SAAE

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (04/08) a capacitação de servidores do SAAE para operar o sistema de automação do abastecimento de água em implantação em São Lourenço.  A ação aconteceu na Estação de Tratamento de Água (ETA), onde ficará a sala de monitoramento que será inaugurada pelo prefeito Lessa.

O sistema de automação, de iniciativa do Governo Municipal, vai permitir que todo o sistema de abastecimento, desde da captação da água do Rio Verde até a chegada dela aos cerca de 24 mil imóveis da cidade que possuem ligação de água, seja controlada por um software.

Com a automação, cerca de 15 unidades de reservação e bombeamento do SAAE poderão ser controladas remotamente através de sinais de rádio emitidos e recebidos pela sala de monitoramento conectada a internet.  O abastecimento da cidade é composto por reservatórios de água e sistemas de boosters, que são equipamentos de pressurização da rede e elevação de água. Atualmente esses equipamentos controlados e operados 24 horas, de forma manual, pelos servidores do SAAE.

A automação ainda vai permitir que as dosagens dos produtos químicos utilizados no tratamento sejam controladas por meio da tela de computador, realizada a macromedição de vazão, redução do consumo de energia e verificação de perdas em todo o sistema de abastecimento.

A sala de monitoramento será composta por dois computadores conectados a internet e três monitores onde gráficos representam cada uma das unidades de reservação e bombeamento. O sistema ainda será permitirá o controle e monitoramento das operações por smartphones, computadores e notebooks com acesso à internet que não estejam na sala de monitoramento da ETA.