Semana do Meio Ambiente: Alunas da rede municipal são premiadas com bicicletas em concurso de desenho

Três alunas das Escolas Municipais Dona Ida Mascarenhas Lage e Ismael Junqueira de Souza foram premiadas na tarde da última sexta-feira (10/06) com uma bicicleta por vencerem o concurso de desenho do Governo Municipal com o tema Criança do Futuro, Cidade Sustentável. O concurso integrou as ações da Semana do Meio Ambiente.

As alunas vencedoras foram Larissa Paiva Cascão, Flávia Alessandra Florenzuno e Débora de Mattos Ferreira do quarto e quinto ano do ensino fundamental. A premiação aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Educação. Os desenhos serão impressos nas bags da coleta seletiva em implantação nas unidades de ensino da rede municipal.

A coleta seletiva nas escolas é uma das ações do projeto de educação ambiental em desenvolvimento pelo Governo Municipal, por meio do SAAE, Secretaria de Educação e coordenadoria de Meio Ambiente.  O projeto ainda contempla a implantação de sistema de reaproveitamento de água da chuva e instalação de energia fotovoltaica nas escolas

Como parte do projeto, as crianças tem a oportunidade de realizar uma visita guiada na Estação de Tratamento de Água (ETA) do SAAE, onde conhecem todo o processo de tratamento da água, desde a captação do Rio Verde até a distribuição e as análises realizadas no laboratório. Durante a visita ainda é abordado com os estudantes a importância do Rio Verde e da água na vida das pessoas.

A premiação contou com a parceria do Fabiano Pereira de Paiva, Supermercados Carrossel e Hortiminas. As bicicletas foram entregues pelo prefeito Lessa. Participaram da solenidade de premiação os vereadores Marcelo Ribeiro de Oliveira e Gustavo Ribeiro. Os secretários presentes foram o de Governo, Eduardo Rodrigues, de Planejamento e Saúde, Patricia Lessa, e Educação, Mariane Papini, o Diretor-Presidente do SAAE, Hemerson Jader Cunha, o Diretor Institucional do SAAE, Rafael Caetano, e o coordenador Municipal de Meio Ambiente, Juan Mariel Lopes.

Semana do Meio Ambiente

Em São Lourenço, a semana comemorativa ao Dia Mundial do Meio Ambiente contou com diversas ações de conscientização para a preservação da natureza e desenvolvimento sustentável. As atividades envolveram crianças da rede Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação, SAAE, coordenadoria de Meio Ambiente, Conselho Municipal de Defesa Conservação do Meio Ambiente (Codema) e Câmara Municipal.

As ações envolveram, além do concurso do desenho, vivência no Parque Ecológico Gabriel Tadeu Franqueira Junqueira, visita a ETA do SAAE, Mesa Redonda para debater soluções para as queimadas, palestra sobre educação ambiental, doação de mudas, plantio de árvores, visita ao Parque das Águas, entre outras.