SAAE agenda para junho a limpeza dos reservatórios de água do Carioca

Os reservatórios localizados no alto do carioca/Foto: Ascom/SAAE

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Lourenço vai prosseguir com a limpeza do conjunto de reservatórios que compõem o sistema de abastecimento de água do município. A segunda etapa da ação vai contemplar os dois reservatórios do Bairro Carioca e a limpeza ocorrerá no dia 1º de junho deste ano.

Juntos, os dois reservatórios do Carioca têm a capacidade de armazenamento de 820 mil litros que abastecem os bairros do próprio Carioca, São Lourenço Velho, Cannã, Topomóvel, Via Ramon e adjacências.

Nesta etapa a paralisação do abastecimento será pontual e o tempo de retorno da água ocorrerá em menor tempo. “O tempo previsto para que seja realizada a limpeza dos reservatórios é de pelo menos cinco horas. Nos bairros abastecidos por eles, o retorno ocorrerá no mesmo dia, porém de forma gradual. A normalização completa poderá ocorrer em até 24 horas, podendo ocorrer intermitências”, explicou Hemerson Jader Cunha, engenheiro e presidente do SAAE.

O objetivo da ação do SAAE, de iniciativa do Governo Municipal, é melhorar o aspecto de qualidade da água distribuída para a população.  Incrustações de calcário e ferro se desprendem da rede se acumulam no fundo dos reservatórios chegando até as torneiras dos imóveis alterando o aspecto de qualidade da água. Esses desprendimentos ocorrem nas paralizações rotineiras que acontecem no sistema.

Outras etapas

Em março deste ano, a autarquia realizou a limpeza dos dois principais reservatórios da cidade, que são os localizados na Estação de Tratamento de Água (ETA) e do Vila Nova.

O reservatório da ETA é um tanque de contato, onde é realizada a última etapa do tratamento com a adição do cloro e do flúor. Após essa etapa a água é enviada para o reservatório do Vila Nova para ser distribuída para os demais sete reservatórios que compõem o sistema de abastecimento. Na ocasião, todo o abastecimento de água foi interrompido.