Reservatório São Francisco será limpo e desinfectado na terça-feira 03/08

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Lourenço vai avançar com a limpeza e desinfecção dos reservatórios na terça-feira (03/08). Desta vez será a vez do Reservatório São Francisco, que abastece os bairros localizados depois da ponte da Estação.

Para a realização da limpeza, haverá interrupção do abastecimento a partir das 7h e a retomada acontecerá no mesmo dia e está prevista para as 16h. O retorno do abastecimento acontece de forma gradual e com intermitências que poderão durar até 48 horas.

A limpeza e desinfeção dos reservatórios é uma das ações do Governo Municipal para melhorar o abastecimento de água da cidade. Na limpeza, que será executada com mão de obra própria do SAAE, serão retiradas as incrustações de ferro e calcário que se desprendem da tubulação da rede de abastecimento e se acumulam no fundo dos reservatórios, melhorando o aspecto de qualidade da água.

“Essas incrustações são desprendidas da rede após paralisações que acontecem rotineiramente no sistema. As paralisações são resultado de manutenções de vazamentos ou preventivas realizadas pelas equipes operacionais da autarquia”, explicou Hemerson Jader Cunha, diretor-presidente do SAAE e engenheiro da autarquia.

O Reservatório São Francisco está localizado no alto da Rua Dr. Olavo Gomes Pinto e tem capacidade para armazenar 800 mil litros de água. Ele atende os bairros do Barreiro, Cohab José Antônio Mendes, Estação, Nossa Senhora de Lourdes, Mirante e adjacências.

Economia de água

Durante o período de paralização para limpeza e retomada do abastecimento com intermitências, o SAAE recomenda que a população economize água, utilizando somente para as necessidades essenciais, a exemplo de higiene pessoal, preparação de alimentos, lavagem de louças, entre outras.

No período devem ser evitados a lavagem de carros, calçadas e de cômodos das residências, que são situações que podem ser planejadas fora do período da limpeza e desinfecção dos reservatórios.