Reservatório São Francisco passa por limpeza e manutenção nesta terça-feira (03/08)

Servidores operacionais realizam a limpeza do Reservatório São Francisco/Foto: Ascom/SAAE

Foi realizado pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de São Lourenço, nesta terça-feira (03/08) a limpeza e desinfecção do reservatório São Francisco. A ação faz parte de um cronograma do Governo Municipal para limpeza dos nove reservatórios que compõem o sistema de abastecimento do município.

Para a realização da ação, o conjunto de motobombas que envia água para o reservatório foi desligado às 3h desta terça para que houvesse a interrupção do abastecimento a partir das 7h com os fechamentos dos registros de saída da unidade.

No início da manhã cerca de 20 servidores operacionais do SAAE estavam mobilizados para realizar a limpeza e desinfecção, a substituição do principal registro da unidade de reservação e um macromedidor de vazão, que será integrado ao sistema de automação do abastecimento em fase de instalação. Ainda foram empenhados uma retroescavadeira e um caminhão de hidrojateamento para sucção dos resíduos e jateamento das paredes e chão do reservatório.

As regiões afetadas pela interrupção do abastecimento foram parte do centro da cidade e os bairros que estão localizados depois da ponte da Estação: Barreiro, Casas Populares, Cohab José Antônio Mendes, Estação, Nossa Senhora de Lourdes, Mirante, Santa Maria e adjacências.  O abastecimento será retomado no mesmo dia com intermitências nas áreas afetadas e a normalização ocorrerá em até 24 horas.

Macromedição

Com a instalação do macromedidor, que será integrado a automatização do sistema, será possível fazer um rigoroso controle da quantidade de água que entra no reservatório e a que sai. Essa medição comparada a medição dos hidrômetros dos imóveis vai possibilitar a verificação de perdas na região abastecida pelo reservatório, reduzindo custos e otimizando o abastecimento.

Limpeza e desinfecção dos reservatórios

A limpeza e desinfecção dos reservatórios é uma das inciativas do Governo Municipal para a melhoria do abastecimento de água tratada em São Lourenço. Já foram limpos cinco dos nove principais reservatórios.

Os primeiros reservatórios a serem limpos foram o tanque de contato da Estação de Tratamento de Água (ETA) e o reservatório Vila Nova. Nesses dois reservatórios passam toda a

água tratada antes que ela seja enviada para os demais e chegue até os imóveis. A segunda etapa da limpeza foi realizada nos dois reservatórios do Carioca.

Ainda serão agendadas as limpezas dos reservatórios do Solar dos Lagos, Jardim das Acácias e Cohab José Antônio Mendes.