Ampliação do abastecimento de São Lourenço prossegue com obras da adutora de distribuição

Nova adutora de 600m terá capacidade de distribuir 100 litros de água por segundo/Foto: Jorge Marques-Ascom SAAE/SL

As obras de ampliação do abastecimento de água tratada prosseguem com o início de uma nova etapa. Paralelo a construção da estação elevatória de água do reservatório Jardim das Acácias, está em fase de construção a adutora que fará a distribuição da água tratada para diversos bairros da cidade.

O investimento do Governo Municipal, por meio do SAAE, com recursos próprios de mais de R$ 4 milhões tem o objetivo de ampliar o armazenamento de água em um milhão de litros. A ação faz parte de um planejamento da autarquia em suprir o déficit de armazenamento de quatro milhões de litros de água.

A nova adutora terá 600 metros de extensão e está sendo construída com tubos de ferro fundido de 400 mm de diâmetro e com capacidade de distribuir 100 litros de água por segundo. Os novos tubos ainda possuem proteção contra oxidação, evitando as incrustações, que tiram o aspecto de qualidade da água.

A adutora em construção vai interligar os reservatórios Jardim das Acácias e São Francisco. Juntos terão capacidade de armazenamento de 2,3 milhões de litros de água. Para que haja essa ampliação do abastecimento, está em construção a estação elevatória na Estação de Tratamento de Água (ETA) do SAAE.

A elevatória é uma casa de máquinas com um poço de sucção. Essa casa de máquina vai abrigar três conjuntos de motobombas, já adquiridas pelo SAAE, que vão colocar em operação o segundo reservatório do Jardim das Acácias. Junto com o já existente, terão capacidade para reservar 1,5 milhão de litros de água.    

De acordo com o engenheiro e presidente do SAAE, Hemerson Jader Cunha, a água do sistema Jardim das Acácias vai ser bombeada diretamente da ETA, otimizando o sistema de abastecimento.

“Atualmente, toda a água distribuída para os imóveis de São Lourenço sai do reservatório Vila Nova, que é o principal da cidade e possui capacidade para reservar 1,1 milhões de litros. Com a colocação do segundo reservatório do Jardim das Acácias em operação, vamos retirar a sobrecarga do sistema Vila Nova”, explicou.

Os bairros beneficiados são, principalmente, aqueles localizados depois da ponte da estação, a exemplo do Nosso Senhora de Lourdes, Barreiro, Mirante, entre outros. Ainda serão

abastecidos Alto Noronha, parte do Centro e Federal, Vila Nova, o próprio bairro Jardim das Acácias, Serra Azul, Paraíso, Jardim São Lourenço e Portal das Águas.

Acessibilidade