Agentes de Saúde são treinados para fazer pesquisa sobre Plano Diretor da Macrodrenagem

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), a Prefeitura Municipal de São Lourenço e a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) realizaram nesta terça-feira (06/07) o treinamento dos Agentes de Saúde que farão a coleta de dados para o Diagnóstico Participativo do Plano Diretor da Macrodrenagem de São Lourenço.

O Plano Diretor da Macrodrenagem tem por objetivo fazer um planejamento para reduzir os impactos das inundações da cidade em períodos chuvosos. Para desenvolver o plano, é necessário colher a opinião e a percepção da população sobre o problema. O questionário será aplicado pelos Agentes de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde.

De acordo com a pesquisadora do Núcleo Estratégico Interdisciplinar em Resiliência Urbana (Neiru) da Unifei, Thaís Ribeiro, escutar a população é uma ferramenta muito útil e complementar aos estudos técnicos para o entendimento dos problemas de inundação no município.

“Muitas vezes só com o diagnóstico técnico a gente não consegue compreender todas as realidades do problema. Entendendo quais problemas acontecem, do ponto de vista técnico e da população, a gente tem um embasamento melhor para propor soluções e entender quais são as prioridades” explicou Thaís Ribeiro.

Além da pesquisa que será aplicada pelos agentes, a população poderá baixar gratuitamente o aplicativo Opina aí na PlayStore e responder o questionário. (Baixe aqui o aplicativo)

As soluções a partir dos estudos técnicos serão transformadas em propostas para serem executadas nos próximos 20 anos de acordo com as prioridades e viabilidade técnica, além das necessidades da população.