ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA INSTALAÇÃO DE HIDRÔMETRO E MUDANÇA DE PADRÃO

A caixa do hidrômetro deverá ser instalada no muro de divisa frontal do imóvel (fachada frontal), com o visor voltado para a rua. A altura do nível do piso até o topo da caixa deverá ser de 90cm (figura 1).

Para os imóveis sem o muro frontal, deverá ser construída uma mureta com, no mínimo, 90cm de largura, 110cm de altura e 20cm de espessura (figura 2 e 3).

A face frontal da caixa deverá estar alinhada ao próprio muro.

O SAAE fornecerá após o pagamento da taxa de nova ligação ou mudança de padrão, os seguintes materiais:

1 - Caixa de ligação;

2 - Tubo de PEAD com joelho 90° e adaptador de compressão encaixado.

O tubo de PEAD deverá ser chumbado no muro na posição vertical, com o joelho de 90° encaixado no furo localizado na lateral da caixa, e a outra extremidade deverá ser chumbada na calçada em uma profundidade de 10cm abaixo da base da guia, até o meio fio, onde a mesma deverá ficar exposta para o SAAE realizar a conexão da mangueira do ramal (figuras 4 e 5).

Nota: Não serão permitidos desvios ou dobras na mangueira, pois poderão restringir a passagem de água.

Quanto à tubulação interna do imóvel, serão admitidas duas alternativas para a fixação da caixa:
1 - Para conexões feitas pelo SAAE
Deverá ser instalado um tubo de PVC marrom, com diâmetro de 20 mm, na saída da caixa na posição horizontal, atravessando o furo lateral da caixa, até passar a abertura da divisória interna da mesma (figuras 4 e 5). Esse tubo não poderá estar totalmente fixo na parede, para facilitar a conexão ao hidrômetro.

2 - Para conexão feita pelo USUÁRIO
Deverá ser instalada a tubulação interna do imóvel após a conclusão da ligação pelo SAAE.

Se não for possível atender qualquer uma das recomendações acima, o SAAE deverá, previamente, aprovar as alterações necessárias solicitadas pelo cliente.
CASO A INSTALAÇÃO DA CAIXA ESTIVER FORA DOS PADRÕES ESTABELECIDOS, NÃO SERÁ AUTORIZADA A INSTALAÇÃO DO MEDIDOR, RETORNANDO O PEDIDO PARA O FINAL DO CRONOGRAMA DE LIGAÇÕES.

RECOMENDAÇÕES IMPORTANTES:

1 – Todas as etapas de instalação deverão estar concluídas antes de solicitar a ligação ao SAAE. No caso de dúvida quanto a qualquer uma das etapas, entre em contato por um de nossos canais de atendimento.
2 – Deverá ser garantido o livre acesso do SAAE às instalações da ligação de água, para facilitar os trabalhos de leitura do hidrômetro e manutenção.
3 – Qualquer intervenção no padrão de ligação sujeita o usuário à aplicação de penalidades pelo SAAE, conforme previsto no Decreto nº 5971/2016, arts. 89 a 93.
4 – Caso haja necessidade de retirar a caixa por a instalação estar fora das normas e a mesma seja danificada, uma nova caixa deverá ser adquirida pelo usuário.

Saiba mais
O hidrômetro foi desenvolvido com materiais resistentes que garantem maior durabilidade e diminuem a possibilidade de vazamentos e desperdícios.
Confira algumas vantagens que refletem positivamente na sua vida e no meio ambiente:
- É mais prático. A leitura do consumo é feita normalmente, sem qualquer interferência na sua rotina. Além de ser fácil de instalar, o equipamento fica do lado de fora da casa.
- É mais seguro. Lacres invioláveis garantem a segurança, impedindo o acesso de pessoas não autorizadas.
- É mais moderno. Por ser embutido na parede, economiza espaço e facilita a manutenção.

LIGAÇÃO DE ESGOTO
Caso seu imóvel esteja situado em local com acesso à rede coletora de esgotos do SAAE, você deverá solicitar também a ligação de esgoto.

O responsável pela ligação deverá apresentar os seguintes documentos quando realizar um novo pedido:
1 - Comprovante de IPTU, escritura pública, matrícula de registro do imóvel ou contrato particular de compra e venda.
2 - Pessoa Física: RG ou outro documento de identificação equivalente com foto e CPF;
- Pessoa Jurídica: CNPJ, Inscrição Estadual e RG ou outro documento de identificação equivalente com foto do solicitante;
Caso o solicitante não seja o responsável pela ligação, deverá apresentar RG ou documento de identificação equivalente com foto e procuração do proprietário com firma reconhecida.

Após a solicitação da mudança de padrão, o usuário deverá realizar a instalação da caixa de ligação, atendendo aos requisitos estabelecidos neste manual.

Faça o download do folder clicando no link abaixo.

Acessibilidade